Domingo, 20 de Setembro de 2020

Home Produções Científicas Produções Científicas-68

ALENCAR, Benaia Vieira de et al. Estudos paleomagnéticos para definição da trajetória da América do Sul durante o Paleozoico. In: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA PARA O PROGRESSO DA CIÊNCIA, 31., 1979, Fortaleza. Resumos... Fortaleza: SBPC, 1979.  p. 461.

Estão em desenvolvimento no laboratório de Paleomagnetismo do IAG-USP vários programas de pesquisa que tem como objetivo principal uma melhor definição da trajetória da placa Sul-americana durante o Paleozoico, já que os dados existentes são insuficientes, especialmente para o Paleozoico Médio e Inferior. Uma curva confiável de deslocamento paleozoico é também essencial para a solução de problemas de Tectônica de Placas no précambriano. Os resultados referem-se a medidas paleomagnéticas efetuadas em cerca de 400 amostras orientadas de rochas. Da Bacia do Paraná, o estudo compreende os grupos Passa Dois, Tubarão, Itajaí, Castro e outras formações sedimentares e vulcânicas enquanto que da Bacia do Parnaíba estão sendo analisadas amostras da sequência sedimentar que vai desde a Formação Serra Grande até a Formação Piauí. Foram cortados espécimes das amostras, depois medidos em magnetômetro rotativo Digico e submetidos a tratamento térmico e por campos alternados para eliminar magnetizações secundárias. Os polos já calculados são apresentados, juntamente com resultados de outros pesquisadores, para definir a curva de deriva polar paleozoica da América do Sul. A comparação dos resultados com curvas análogas para outros continentes Gondwanicos indica que o super-continente deve ter se deslocado como um todo durante todo o Paleozoico.