Domingo, 20 de Setembro de 2020

Home Produções Científicas Produções Científicas-69

ALMEIDA, Regina D. Cunha; RONCAL, Juan Rolando Zuleta. Contribuição a petrologia do Granito Central da Serra dos Carajás. In: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA PARA O PROGRESSO DA CIÊNCIA, 31., 1979, Fortaleza. Resumos... Fortaleza: SBPC, 1979.  p. 469.

O corpo granítico aflorante na região central da Serra dos Carajás é considerado intrusivo nas rochas ígneas básicas e sedimentares existentes na área, com base nas observações de campo e das relações estruturais entre as diferentes unidades litológicas. Um estudo petroquímico-petrográfico das rochas graníticas, assim como das encaixantes na proximidade dos contatos, foi realizado visando à caracterização da natureza petrogenética do corpo granítico. As análises químicas mostram o caráter peraluminosos das rochas graníticas, cujas composições médias correspondem ao de Biotita-Hornblenda-Granito. A composição mineralógica dos granitos é caracterizada pela presença de Ortoclasio, frequentemente pertítico, e Plagioclasio (oligoclasio). As composições químicas das rochas básicas encaixantes, quando plotadas em diagrama tipo ACF, e as associações mineralógicas observadas (Albita-Epidoto-Actinolita Biotita Quartzo) revelam o caráter metamórfico das mesmas. Nas rochas sedimentares verifica-se a presença de uma sequência de recristalização da matriz sericítica para muscovita na direção do contato com o corpo granítico. Pelas associações químicas e mineralógicas observadas, o corpo granítico é incluído no grupo Subsolvus na classificação de Tuttle e Sowen, o caráter intrusivo do mesmo é evidenciado através do desenvolvimento de facies metamórficas de contato (Albita-epidoto-hornfels) das rochas básicas encaixantes, assim como das sequências de recristalização no contato com as rochas sedimentares.