Domingo, 20 de Setembro de 2020

Home Produções Científicas Produções Científicas-77

GOULART, Antônio Taranto; RONCAL, Juan Rolando Zuleta; LIMA, Waterloo Napoleão de. Distribuição dos elementos maiores e menores nos produtos intemperizados das rochas graníticas aflorantes na região Bragantina/ NE do Pará. In: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA PARA O PROGRESSO DA CIÊNCIA, 31., 1979, Fortaleza. Resumos... Fortaleza: SBPC, 1979.  p. 467.

Um estudo da distribuição dos elementos Al, Fe, Si, Ti, Ca, Mg, Mn, Cu, Na e K nos produtos intemperizados das rochas graníticas existentes na Região Bragantina (NE do Pará) foi realizado visando caracterizar o comportamento químico dessas rochas, submetidas a condições de clima tropical úmido, com períodos chuvosos e secos definidos, em uma área de relevo suave. Perfis de solo foram coletados e as amostras obtidas tiveram determinados potenciometricamente os valores de PH e separadas suas frações areia, silte, argila e óxidos secundários das quais determinou-se os teores dos elementos acima referidos, e semiquantativamente suas composições mineralógicas. Ao longo dos perfis de solo, no sentido da menor profundidade, os teores da fração areia aumentam, continuamente, os das frações argila e óxidos se concentram no horizonte B, enquanto que nos da fração silte, verifica-se verifica-se um decréscimo contínuo. O comportamento químico é caracterizado por aumentos sistemáticos nos teores do Si, concentrações irregulares de Ca, Mg, Ti, Cu e Mn, enquanto que os teores de Al, Fe, Na e K, acompanham o comportamento das frações argila e óxidos, com formação de zonas de acumulação. A composição mineralógica das frações revela decréscimos em direção à superfície nas quantidades de micas e feldspatos na areia e silte, e a dominância do aculim na fração argila. Os dados obtidos revelam o incremento de Si nos níveis mais superficiais, como resultado da alteração dos silicatos primários com maior preservação do quartzo. O Fe, Al, Na e K produzidos por este processo são enriquecidos nas zonas de acumulação na parte superior do horizonte B. De modo geral, as rochas que ocorrem na região estudada se encontram submetidas a um processo de caulinização.