Quarta-feira, 30 de Setembro de 2020

Home Produções Científicas Produções Científicas-78

LUIZ, José Gouvêa; DIAS, Adalberto da Costa; LOURENÇO, José Seixas. Geofísica aplicada ao mapeamento geológico no Estado do Acre. Revista Brasileira de Geociências, v. 9, n. 1, p. 50-59. 1979.

Foi realizado um levantamento geofísico com os métodos magnéticos, eletromagnéticos, sísmicos e de eletroresistividade ao longo das estradas que convergem à cidade de Rio Branco, Estado do Acre, em um rio de 100 km, com a finalidade de verificar a viabilidade de aproveitamento econômico de rochas do embasamento cristalino como material de construção. A interpretação dos dados geofísicos evidenciou uma falha às proximidades de Rio Branco, identificada anteriormente através de imagens de radar e permitiu esclarecer o posicionamento das rochas do embasamento cristalino às proximidades dessa estrutura. Os resultados geofísicos, em contrário as concepções anteriores, indicam uma falha normal, com o bloco Ocidental rebaixado. Ao longo de todos os trechos levantados não há nenhuma indicação de que o embasamento esteja a uma profundidade inferior a 100 m, o que torna inviável, até o momento, a exploração de rochas do embasamento naquela área.