Domingo, 20 de Setembro de 2020

Home Produções Científicas Produções Científicas-82

MALTEZ, Herberto Gomes Tocantins; _____, Maria Gil Lopes. Avaliação da evapotranspiração potencial em região de clima Tropical Úmido. In: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA PARA O PROGRESSO DA CIÊNCIA, 31., 1979, Fortaleza. Resumos... Fortaleza: SBPC, 1979.  p. 474.

A avaliação das possibilidades hídricas de superfície e subterrâneas de uma bacia hidrológica necessita do conhecimento das perdas de água por evaporação e pela transpiração das plantas, fenômeno que reunidos tem o nome de evapotranspiração. Em particular o conhecimento da evapotranspiração permite o estabelecimento do balanço hídrico do solo, a partir do qual determina-se a quantidade de água disponível à irrigação. São conhecidos dois conceitos de evapotranspiração: a evapotranspiração real, que representa a quantidade de água efetivamente perdida pelo processo de evapotranspiração; e a evapotranspiração potencial, que define a quantidade deágua perdida por uma superfície do solo totalmente coberta de relva curta, uniforme e bem provida de água. A evapotranspiração potencial é um fenômeno complexo, função da energia solar e do estado hídrico do solo, depende portanto de parâmetros climáticos tal como a temperatura média do ar e em menor grau e de difícil avaliação da natureza da cobertura vertical e das características geológicas, pedológicas, granulométricas e físico-químicas do solo. Para se obter o valor da evapotranspiração potencial pode-se, seja realizar medidas diretas no campo utilizando dispositivos especiais como os lisímetros, seja utilizar fórmulas apropriadas nas quais intervém os parâmetros climáticos. Diversos autores estabeleceram para determinadas regiões da terra, fórmulas empíricas obtidas através de ajustamentos estatísticos (Thornthwaite, Turc etc.).