Domingo, 20 de Setembro de 2020

Home Produções Científicas Produções Científicas-87

SILVA, W. R. Lima da; RONCAL, J. R Zuleta; LEÃO, J. W. Delgado. Dispersão geoquímica dos elementos Si, Al, Fe, Mn, K, Na, Cu e Zn nos solos e sua aplicação na caracterização de áreas geoquimicamente homogêneas. In: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA PARA O PROGRESSO DA CIÊNCIA, 31., 1979, Fortaleza. Resumos... Fortaleza: SBPC, 1979.  p. 468.

O presente trabalho objetiva caracterizar sub-áreas geoquimicamente homogêneas relacionadas com solos desenvolvidos sobre diferentes litologias na região do Granito Central da Serra dos Carajás, Estado do Pará, os quais apresentam grandes variações em suas composições químicas. Amostras de lato-solos vermelhos (horizonte B) desenvolvidos sobre granitos, basaltos e arenitos foram analisados para os elementos Si, Al, Fe, Mn, Na, K, Cu e Zn por espectrofotometria de Absorção Atômica. O cálculo dos autovetores a partir da matriz de covariância dos dados analíticos (fator analisis) foi empregado com tentativa de deduzir as linhagens dos vários grupos de solos. Usando os autovetores como coordenadas, foi possível separar quatro grupos de solos correspondendo às subáreas geoquimicamente diferentes, cujas distribuições geográficas coincidem aproximadamente com as diferentes unidades litológicas existentes na área. Os resultados da análise de agrupamento confirmaram diferenças substanciais na composição química dos diferentes grupos de solos. A superposição geográfica das diversas subáreas com as diferentes litologias existentes assim com as diferenças na composição química dos diversos grupos revela estreita relação entre as unidades litológicas subjacentes e os solos acima delas desenvolvidos.