terça-feira, 26 de Setembro de 2017

Home Projetos Primeiros Projetos-5

GUERREIRO, Manoel Gabriel S.; SILVA, José Maurício Rangel da. Projeto Guaraí-Conceição. Belém: Departamento de Geologia, UFPA, 1976. 50 f.

O Projeto Guaraí-Conceição foi executado pelo Departamento de Geologia da Universidade Federal do Pará através de um convênio firmado entre a Universidade e o Departamento Nacional de Produção Mineral representado pelo seu 5º Distrito. Tal convênio tem por objetivo a execução de trabalhos de mapeamento geológicos e, correlatos, com intuito de proporcionar treinamento de campo aos alunos do Curso de Geologia da Universidade. A área desse projeto compreende porções das partes norte e sul, respectivamente, dos estados de Goiás e do Pará. Sua superfície é de aproximadamente 2.700 km2, sendo delimitada pelas coordenadas geográficas 08° 10’ 00’’ S, 8° 54’ 00’’ S, 48° 30’ 00’’ WGr e 49° 30’ 00’’ WGr. Os trabalhos de campo foram executados durante os meses de julho e novembro de 1975 por professores do departamento e alunos concluintes do Curso de Geologia da UFPA. Três grandes unidades geotectônicas, ou seja, o embasamento indiviso, representado pelo Complexo Xingu, a faixa orogênica Araguaia-Tocantina, representada pelos grupos Estrondo e Tocantins e a sinéclise do Marnhão-Piauí, representada pelas formações Pimenteiras e Pedra de Fogo foram mapeadas na área. Conglomerados polimícticos, aqui denominados informalmente rio das Barreiras, e rochas básicas, de posição estratigráfica duvidosa, foram também mapeadas. Estruturas macroscópicas de caráter deformacional plástico e associadas aos metasedimentos dos grupos Estrondo e Tocantins foram estudadas com certo detalhe. Destacam-se aqui a anticlinal de Colmeia, a sinclinal de Goiani e a isoclinal de serra de São José. Dentre os objetivos, o de caráter didático foi atingido plenamente com o treinamento de alunos em trabalhos de mapeamento geológico, através de técnicas clássicas. De outro modo, foram acrescentadas contribuições ao conhecimento geológico da região trabalhada.