terça-feira, 26 de Setembro de 2017

Home Projetos Primeiros Projetos-7

SILVA, Alfredo José Pereira e et al. Projeto Balsas: Área V. Belém: Departamento de Grologia, UFPA, 1976. 48 f.; 8 p.

O Projeto Balsas foi implantado com a finalidade de aprimoramento técnico de alunos concluintes do Curso de Geologia, da UFPA, conforme convênio DNPM/ UFPA, e teve sua execução a cargo dos alunos concluintes do ano de 1976. Este projeto ocupa uma área de aproximadamente 2.100 km2, pertencente a parte norte-central da Bacia do Maranhão, compreendendo áreas ao norte e ao Sul da cidade de Balsas, MA. No presente relatório constam os resultados obtidos no mapeamento geológico de detalhe de uma área pertencente ao Projeto Balsas, o qual foi inicialmente dividido em 11 áreas de extensões semelhantes, onde coube a esta equipe a tarefa de mapear a área de número cinco. Esta, abrange uma extensão de aproximadamente 185, 7 km2 e está compreendida entre as coordenadas de 7° 18’ 12’’ e 7° 22’ 30’’ de latitude sul e de 45° 53’ 26’’ e 46° 7’ 30’’ de longitude WGn. Geologicamente a área é representada por rochas sedimentares clásticas e de precipitação química, correlacionáveis às Formações Motuca e Sambaíba e ainda às coberturas terciárias e quaternárias. A Formação Motuca, na área, apresenta arenitos, siltes, siltearenitos, folhelhos e calcáreos, além de gipsita de pequena expressão. A Formação Sambaíba ocorre com arenitos. As coberturas terciárias e quaternárias são representadas respectivamente por arenitos, arenitos conglomeráticos, areias e argilas. Para a confecção de mapas planimétricos e geológicos, foram utiliadas fotografias aéreas na escala 1:25.000. Acredita-se que dentro dos objetivos a que se propõe um trabalho desta natureza, tenham sido satisfatórios os resultados alcançados.