Universidade Federal do Pará
Sábado, 23 de Setembro de 2017

Sugestões/Comentários

Quem está Online?

Nós temos 9 visitantes online

Quantos Viram Isto?

Visualizações de Conteúdo : 212643

Home Projetos Primeiros Projetos-10

OLIVEIRA, Nilson Pinto de; SCHUCKMANN, Walter Klaus. Fosfato do Nordeste do Pará e Noroeste do Maranhão. Belém: CNPq, Programa Trópico Úmido, 1977.

 RESUMO

O projeto visou o estudo sistemático das ocorrências de rochas fosfáticas no nordeste do Pará e noroeste do Maranhão, com o objetivo de estabelecer modelos genéticos e controles geológicos para estes depósitos minerais, bem como de buscar métodos que possibilitaram o aproveitamento econômico do material. Assim, dois aspectos importantes são abordados nos trabalhos do projeto: o primeiro, de cunho científico, consiste na determinação da origem da evolução dessas rochas; o segundo, de cunho mais prático, envolve o estabelecimento de critérios para a prospecção de novos depósitos na região e o estudo das possibilidades de utilização das rochas fosfáticas na agricultura. A metodologia do trabalho compreendeu:

  • Mapeamento geológico, em escala de detalhe, dos depósitos de fosfato conhecidos;
  • Estudo mineralógico e petrográfico das amostras coletadas;
  • Análise químicas e mineralógicas das amostras coletadas para determinação quantitativa dos elementos maiores e traços;
  • Apoio de campo e laboratório aos trabalhos sobre o aproveitamento das rochas fosfáticas na agricultura realizados pelo Centro de Pesquisas Agropecuárias do Trópico Úmido, EMBRAPA.
 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Qual a sua avaliação para o CEMIG?
 
© 2012 - Instituto de Geociências - Universidade Federal do Pará
Centro de Memórias do Instituto de Geociências
Tel: (91) 3201-7476 • E-mail: cemig@ufpa.br