Segunda-feira, 20 de Novembro de 2017

Home Projetos Primeiros Projetos-11

PETERSEN, Mathias D.; ALBUQUERQUE, Carlos Alberto R. de. Petrologia dos vulcanitos do Grupo Uatumã, Pará. Belém: CNPq, 1977.

Este projeto teve como objetivo, os estudos petrológico e geoquímico das rochas vulcânicas do Grupo Uatumã. Essas rochas representam um magmatismo calco-alcalino a alcalino, dominantemente félsico, de ocorrência bem expressiva nos Cratons Guaporé e Guianês, respectivamente ao sul e ao norte da sinéclise do Amazonas. Os trabalhos, entretanto, ficaram restritos ao Craton do Guaporé, no Estado do Pará, especialmente, na bacia do rio Jamanxim que teve acesso facilitado pela rodovia Santarém-Cuiabá quando em condições de trafegabilidade. A metodologia adotada consistiu de observações de campo e coleta de amostras para posterior tratamento em laboratório. Seguindo-se a um exame petrográfico detalhado, as amostras foram então analisadas para elemento maiores, menores e traços a fim de serem caracterizadas petrogeoquimicamente ede serem estabelecidos possíveis “trends” de diferenciação magmática e feitas correlações entre o magmatismo e a tectônica no que se refere à evolução do Craton Amazônico.