Sábado, 23 de Setembro de 2017

Home Projetos Primeiros Projetos-12

RONCAL, Juan Rolando Zuleta; LIMA, Waterloo Napoleão de. Carajás-Geoquímica. Belém: CNPq, 1977.

Foram desenvolvidas pesquisas petrológicas e geoquímicas na região do Granito Central da Serra dos Carajás, visando caracterizar as diferentes litologias existentes na área e as relações genéticas que existem entre si. Foram ainda desenvolvidas pesquisas geoquímicas nos solos resultantes dos processos intempéricos, que atingem as rochas objetivando determinar quantitativamente os padrões de distribuição secundária dos elementos presentes nas rochas. No desenvolvimento do projeto, a determinação dos padrões de dispersão primária (nas rochas) e secundária (nos solos) permitiu a localização de áreas anômalas, relacionadas possivelmente com mineralizações de metais base, cuja existência já foi comprovada na região.