Segunda-feira, 20 de Novembro de 2017

Home Projetos Primeiros Projetos-13

SÁ, José Haroldo da Silva; VILLAS, Raimundo Netuno Nobre. Faixa orogênica Paraguai-Araguaia. Belém: CNPq, Programa Trópico Úmido, 1977.

A área de interesse do projeto Faixa Orogênica Paraguai-Araguaia é representada pelas regiões sudeste do Estado do Pará e centro-oeste do Estado de Goiás. O projeto foi implantado em 1977 com o objetivo de desenvolver pesquisas nessa região, onde poucas informações geológicas tinham sido registradas. Os primeiros trabalhos realizados em nível de reconhecimento enfocaram a estratigrafia, deformação, metamorfismo, magmatismo e chegaram a um modelo de evolução geológica. Em seguida, desenvolveram-se estudos de semi-detalhe nas regiões de Conceição do Araguaia, Pequizeiro, Colméia, Lontra, Xambioá e Tucuruí, com o objetivo de definir melhor o arranjo estratigráfico e o modelo de evolução estrutural, voltado para o entendimento da geometria das rochas, e a evolução metamórfica, tentando caracterizar os diferentes eventos e os vários episódios de manifestação magmática.