Segunda-feira, 20 de Novembro de 2017

Home Projetos Primeiros Projetos-15

TRUCKENBRODT, Werner; PETERSEN, Mathias. Parnaíba-Balsas. Belém: CNPq, 1977.

A pesquisa sobre a Formação Pedra de Fogo (permiano) da Bacia do Maranhão teve como objetivo caracterizar o ambiente sedimentar através das evidências físicas e químicas para poder avaliar nesta base as potencialidades minerais destes sedimentos. O desenvolvimento do projeto consistiu em trabalhos de campo, que se dedicaram a elaboração de 20 perfis estratigráficos na escala 1:20. Já os trabalhos de laboratórios desenvolvidos em cerca de 200 amostras abrangeram análises granulométricas dos arenitos, microscopia de arenitos, carbonatos e minerais pesados, determinação do teor carbonático e análises por difratometria de raios-x de carbonato, siltitos e folhelhos. Os arenitos são normalmente finos, bem selecionados, com grãos subarredondados e arredondados, compostos de quartzo, feldspato e silex, cimentados por carbonatos e/ ou silica. Os carbonatos são pouco fossilíferos, dolomíticos com concreções diagnéticas que constituem grande parte do silex da formação. A formação típica de minerais pesados dos arenitos Pedra de Fogo no oeste e centro da Bacia constitui-se de abundante granada, estaurolita, turmalina e zircão, por ordem de frequência e raro rutilo e apatita. Turmalina e zircão encontram-se muito bem arredondados evidenciando possivelmente retrabalhamento. Nos arenitos da Pedra de Fogo da borda oriental assim como nos da Formação Piauí as granadas praticamenteestão ausentes. Os minerais argilosos de carbonatos e folhelhos são, frequentemente, esmectita e ilita com caulinita aparecendo como mineral secundário somente em amostras intemperizadas.