Home Acervo de Docentes COSTA, Marcondes Lima - Livros

Livros e Capítulos

ALMEIDA, H. D. F.; COSTA, M. L.; POELLMANN, H.; CARVALHO, A. T.. Carga de suspensão em rios do Acre: caracterização mineralógica e química. In: L.T. ROSA-COSTA; E.L. KLEIN; E.P. VIGLIO. (Org.). Contribuições a Geologia da Amazonia V. Belem Para: SBG/NUCLEO NORTE, 2007, v. UNICO, p. 167-178.

ANGÉLICA, R. S.; COSTA, M. L.; ARAÚJO, É. S.; Larizzatti, J. H.. Estudos de casos de prospecção geoquímica: prospecção geoquímica na regiao norte. In: Otávio Augusto Boni Licht, Carlos Siqueira Bandeira e Mello e Cassio Roberto da Silva. (Org.). Prospecção Geoquímica depósito minerais metálicos, não-metálicos, óleo e gás. Rio de Janeiro: Sociedade Brasileira de Geoquímica SBGq/CPRM Serviço Geologico do Brasil, 2007, v. , p. 673-688.

BEZERRA NETA, L. C. ; COSTA, M. L. ; BORGES, M. S. . Serra Tepequem - um platô na planicie.. In: IONCÊNCIO GORAYEB. (Org.). Amazônia. Belém Para: Jornal o Liberal, 2008, v. 1, p. 309-311.

BEZERRA NETA, L. C.; COSTA, M. L.; BORGES, M. S.. A planicie intermontana Tepequém-Roraima e sua vulnerabilidade erosiva. Contribuições a Geologia da Amazônia 5. Belém, Pará: SBG/NUCLEO NORTE, 2007, v. UNICO, p. 89-100.

CARMO, M. S.; COSTA, M. L.; KERN, D. C.. Alteração química de solos tipo terra preta aequeológica cultivados com mandioca (Manihot esculenta Cranzt) EM CAXIUANÃ, Estado do pará, Amazônia Oriental. In: ROSA-COSTA ET AL. (Org.). Contribuições a Geologia da Amazônia V. Belem, Para: SBG/NUCLEO NORTE, 2007, v. UNICO, p. 143-154.

CARMO, M. S.; COSTA, M. L.; KERN, D. C.. Relação entre os solos de sítio com Terra Preta Arqueológica e a mandioca (Manihot esculenta Crantz) na região de Caxiuanã. Caxiuanã Desafios para a conservação de uma Floresta Nacional na Amazônia. Belém: MPEG, 2009, v. 1, p. 163-177.

COSTA, M. L.. (Coord.). Contribuições à geologia da Amazônia: panorama do conhecimento geológico por ocasião do V Simpósio de Geologia da Amazônia em Belém do Pará, de 27 de maio a 2 de junho de 1996. Belém: FINEP; SBG-NO, 1997. 437 p. ISBN 852470164-1

RESUMO: Este documento apresenta um relato sobre a geologia na Amazônia continua ainda viva e laboriosa, mesmo diante dos últimos anos de poucos investimentos em pesquisas na região, e no país, apagam o sentimento de apreensão que se apoderava da comunidade geológica, relegada a um plano inferior, e até mesmo sendo culpada por desmazelas ambientais e de promover apenas grandes “buracos” e desníveis sociais. Nesse contexto foi enfatizados também vários artigos de autores que abordaram sobre a geologia na Amazônia, tendo no seu estudo a finalidade de divulgar o conhecimento geológico da Amazônia no âmbito regional, nacional e internacional.

COSTA, M. L.; ALMEIDA, Henrique Diniz Farias de;  REGO, José de Arimatéia  Rodrigues do. Cultivando praias e barrancos: nordestinos, feitos seringueiros, ocupam a Amazônia do acre. Belém: Gráfica Alves, 2009. 230 p.   ISBN 858831435-1

RESUMO: Esta obra faz um passeio sobre a história de ocupação humana do atual espaço geográfico brasileiro, o estado do Acre. Trata-se de um olhar a partir de vivência de geólogos e químicos, ávidos por um novo aprendizado e pesquisa, tendo como material de estudo a vida vibrante de seus rios serpenteando e meandrando o verde da floresta, fazendo e distribuindo o lodo, o barro, que vão fertilizando praias e barrancos. A presente obra pode ser uma fonte interessante de leitura e conhecimento sobre a formação e desenvolvimento da Amazônia, essa parte da Amazônia, bem a sudoeste, bem distinta do que pensamos ser Amazônia.

COSTA, M. L.. Minerais, Rochas e Minérios – riquezas minerais do Pará. Belém: Falangola, 1996. 309 p.

RESUMO: A obra de Marcondes aborda os minerais, rochas e minérios que são encontradas na região do Estado do Pará, fazendo também desde estudo uma maneira de apoiar os cursos de extensão realizados nos municípios do Pará como: Marabá, Santarém, Altamira e outros, promovidos pela Universidade Federal do Pará. Esse livro acomete vários assuntos sobre o Planeta Terra, enfatizando o seu surgimento, a sua estrutura, composição no qual faz parte da origem da vida da terra. Mostrando nesse contexto as propriedades minerais e sua classificação.  Destacando nesse estudo os recursos minerais que o Pará desenvolve na sua região.

COSTA, M. L.; HOHN, H.; RODRIGUES, S. F. S.. Jarina, o marfim da Amazônia. 1. ed. Belém: Paka-Tatu, 2008. v. 1. 156 p.

COSTA, M. L.; ANGÉLICA, R. S.. Contribuições à Geologia da Amazônia. 1. ed. Belém-Pa: FINEP/SBG- NO, 1997. v. 1. 437 p.