Domingo, 09 de Agosto de 2020

Home Dissertações Dissertações 1983 - CABALLERO, Alberto

CABALLERO, Alberto. Resposta HLEM de um cilindro horizontal envolto por um halo condutor obtido por modelamento analógico. 1983, 77f. Dissertação (Mestrado em Geofísica)- Curso de Pós- Graduação em Ciências Geofísicas e Geológicas, Universidade Federal do Pará, Belém, 1983.

Espera-se que os resultados obtidos neste trabalho, ofereçam critérios para distinguir a presença de zonas de halo e corpoTambém, o halo introduz mudanças na fase do campo e, a maior interação indutiva se produz quando a razão entre os raios do halo e o corpo é próxima de um.A presença do halo produz um aumento na superfície de condução. Consequentemente, há um aumento na magnitude das correntes induzidas.As curvas no domínio do tempo, são caracteriza das pela presença de dois estágios no decaimento. O primeiro devido a influência do halo na resposta e, o último devido a do corpo. Em alguns casos houve a presença de um terceiro estágio intermediário devido as influências conjuntas do corpo e halo. Os resultados no domínio do tempo mostram que a combinação de um corpo bom condutor envolto por um halo de baixa condutância, pode-se comportar como um corpo só e, a resposta do sistema corpo-halo aumenta nos instantes finais do decaimento.Com o objetivo de analisar os efeitos do halo no domínio do tempo, os valores das medições realizadas no domínio da frequência, foram transformados para o domínio do tempo, utilizando o método das séries de Fourier.Quando a razão entre o raio do halo e o raio do corpo se aproxima da unidade de um corpo bom condutor, na presença do halo, apresenta uma resolução.Devido a presença de dois picos de saturação nas respostas de combinação halo-corpo, a componente em quadratura demonstrou ser mais sensível ao efeito do halo que a componente em fase. Estes picos se apresentam um em baixa frequência, devido a influência do corpo e outro em alta, devido a influência do halo.A combinação de um corpo de baixo número de indução com um halo de alto número de indução produz uma resposta e.m. que faz o corpo envolvido parecer mais condutor.Os resultados deste trabalho mostram que quando um corpo condutor está envolto por um halo de condutividade finita, a resposta do corpo pode ser afetada a tal ponto, que a interpretação das medidas pode tornar-se dificultada.Analisou-se os parâmetros que influenciam as respostas do halo e do corpo cilíndrico, num campo de dipolo, os resultados obtidos sugerem a Duas equações paramétricas diferentes, uma para o halo e outra para o corpo, e b. Que as respostas e.m. do corpo e halo cilíndrico não dependem da separação entre bobinas.Foram utilizados corpos cilíndricos de aço-inoxidável, grafite e de alumínio, representando o corpo condutor. E, para o halo, foi usado um tubo de PVC envolvido por folhas de papel de alumínio.Com o objetivo de pesquisar os efeitos do halo condutor, na resposta e.m, de Indução produzida por um corpo cilíndrico condutor, foi realizado um estudo numa banda de frequência entre 100 Hz e 55 KHz utilizando modelamento analógico e.m. . O campo energizador foi constituído por uma fonte de dipolo vertical ou HLEM.A resposta eletromagnética de indução de um corpo condutor imerso num meio altamente resistivo, pode diferir da obtida quando rodeado por um meio de condutividade fina.