Domingo, 09 de Agosto de 2020

Home Dissertações Dissertações 1986 - SILVA, Aldenor Santos da.

SILVA, Aldenor Santos da. Propriedades elétricas de rochas da Bacia Sedimentar Sergipe- Alagoas. 1986, 100f. Dissertação (Mestrado em Geofísica)- Curso de Pós- Graduação em Geociências, Universidade Federal do Pará, Belém, 1986.

O valor mínimo obtido para resistividade do conjunto das amostras dos dois furosfoi de 19 Q.m. e o valor mínimo de 909 ft.m. O valor mínimo encontado para o PFE do mesmo conjunto foi de 0,19% e o valor máximo de 16%. O valor mínimo encontrado para o teor dos elementos metólicos Cu e Pb ainda sobre o mesmo conjunto foi de 14ppm e o valor máximo encontrado foi de 5230ppm.Foram determinados os espectros de amplitude e fase da condutividade complexa e curvas de relaxação do tipo Cole-Cole,que serviram para apresentar o comportamento elétrico individual das amostras com relação à frequência do sinal aplicado no intervalo de 1 a 1.000 h.Verificou-se que as maiores concentrações de minerais metálicos (opacos), presentes nas amostras ocorreram nos arenitos grosseiros e conglomerados mal selecionados.Foram obtidos dados sobre as características físicas das rochas, como a densidade e porosidade. As características elétricas como a condutividade complexa, polarização induzida e o coeficiente de anisotropia de algumas amostras. Reali¬zou-se análise petrográfica das amostras baseado no estudo de lâminas delgadas onde foram observadas as características litológicas, mineralógicas e texturais das amostras, visando correlacionar esses dados aos parâmetros físicos e elétricos obtidos. Registrou-se ainda os teores dos elementos Cu, Pb e Zn presentes em cada amostra (dados fornecidos pela PETROMISA).Este trabalho se propôs apresentar um estudo das propriedades elétricas de rochas da bacia sedimentar Sergipe-Alagoas. Foram selecionados dois furos de sondagens ambos localizados no Estado de Sergipe, o primeiro pertence ao Projeto-Enxofre, denominado de 9-PEO-7-SE, situado ao norte do município de Itaporanga d'Ajuda, suas amostras foram divididas em quatro unidades distintas, sendo a mais antiga a Formação Rio Pitanga (Wealdem?), seguindo-se a Formação Muribeca- Membro Carmopolis e Ibura (Aptiano) e Formação Riachuelo-Membro Angico (Aptiano Superior). O segundo pertence ao Projeto Sulfeto Tenório, denominado de 9-PSS-l-SE, situado próximo ao município de Japoatã, suas amostras pertencem exclusivamente à Formação Barra de Itiúba.