Home Dissertações Dissertações - PAIVA, José Airton Cavalcante de -78
Dissertações - PAIVA, José Airton Cavalcante de -78

PAIVA, José Airton Cavalcante de. Relaxações dielétricas do sistema Carvão- Pirita. 1978, 76f. Dissertação (Mestrado em Geofísica)- Curso de Pós- Graduação em Ciências Geofísicas e Geológicas, Universidade Federal do Pará, Belém, 1978.

Concentrações de pirita variando de 0 a 50% foram medidas numa faixa de frequência de 30 Hz a 100 KHz. As medidas foram realizadas em condições de umidade atmosférica e também com um grama de água adicionada a 20 gramas da mistura carvão- pirita. Nessas condições atmosféricas, foi observado dispersão a frequências abaixo de 1 KHz para misturas com 30 ou maior percentagem de pirita. Com água adicionada todas as misturas mostraram dispersão desde 100 KHz até às frequências mais baixas. Dispersões com e sem água podem ser ajustadas, dentro de certos limites, a relaxações do tipo Davidson-Cole.

Para misturas com água e 40 a 50% de pirita, as relaxações se aproximam de um comportamento de Debye. Discrepâncias verificadas entre as curvas experimentais e as curvas teóricas parecem ser devidas à presença do fenômeno de polarização de eletrodo no interior da amostra, bem como a uma forte condução ôhmica de eletricidade com os valores mais baixos de frequência.