Home Dissertações Dissertações 1983 - GUIMARÃES, Paulo Buarque de M.

GUIMARÃES, Paulo Buarque de M. Efeitos do Strike das estruturas Geológicas de duas dimensões nas pseudos- seções de um IP resistividade. 1984, 148f. Dissertação (Mestrado em Geofísica)- Curso de Pós- Graduação em Ciências Geofísicas e Geológicas, Universidade Federal do Pará, Belém, 1983.

Os levantamentos de IP-resistividade efetuados na Serra dos Carajás não foram executados ortogonalmente às estruturas geológicas, pois utilizaram linhas anteriormente abertas pelas equipes de geoquímica. Este fato motivou este estudo teórico da influencia da direção das linhas de medidas de IP-resistividade em relação ao "strike" da estrutura.

Foi usado o programa de elementos finitos de Rijo (1977), desenvolvido para levantamentos perpendiculares as estruturas, com as adaptações necessárias. A modificação principal foi na rotina de transformação inversa de Fourier. Para o caso simples dos levantamentos perpendiculares, a transformada inversa é uma integral discreta com apenas sete pontos. No entanto, para as medidas oblíquas, o integrando é oscilatório, e portanto, a in­tegral a ser calculada é mais complexa. Foi adaptado um método apresentado por Ting e Luke (1981), usando dezoito pontos em ca­da integração.

Foi constatado que o efeito da direção da linha em relação ao "strike" é desprezível para ângulos maiores que 60 graus. Para ângulos menores, o efeito consiste no alongamento da anoma­lia, com pequenas alterações em seu centro. Não há uma maneira simples de compensar este efeito com mudanças nos parâmetros do modelo.