Domingo, 09 de Agosto de 2020

Home Dissertações Dissertações 1986 - SOUZA, Cleomar Fernandes de.

SOUZA, Cleomar Fernandes de. Inversão conjunta de dados gravimétricos, magnéticos e resistivos. 1986, 123f. Dissertação (Mestrado em Geofísica)- Curso de Pós- Graduação em Geociências, Universidade Federal do Pará, Belém, 1986.

Apesar das grandes vantagens decorrentes da interpretação, conjunta de dados geofísicos, a aplicação, da inversão simultânea destes dados tem sido pouco estudada, principalmente em nível de simulação. Este trabalho foi desenvolvido com intuito de cobrir parte desta deficiência.

Neste trabalho, foi utilizado o método das mínimos quadrados para comparar os resultados obtidos a partir de: a) inversão dos grupos de dados gravimétricos, magnéticos e resistivos tomados separadamente; b) inversão simultânea destes grupos de dados combinados dois a dois; c) inversão simultânea dos três grupos de dados. O trabalho é desenvolvido a partir de dados teórico onde são simuladas diversas situações geológicas. A comparação dos resultados é efetuada a partir das estimativas dos parâmetros obtidos por cada inversão, pelos desvios padrões de cada parâmetro (inversão gravimetria-magnetometria para o ruído Gaussianols pela redução da ambiguidade, manifestada pela de­pendência das estimativas em relação a aproximação inicial dos parâmetros.

Na maioria dos casos estudados as inversões conjuntas dos dados combinados dois a dois apresentam resultados bem superiores àqueles obtidos usando-se apenas um dos grupos de dados isoladamente, seja nas estimativas dos parâmetros, seja na redução da ambiguidade. Por sua vez, a inversão conjunta dos três grupos de dados apresentam resultados semelhantes às inver­sões dos grupos de dados combinados dois a dois, contudo em al­guns. Casas a inversão conjunta dos três grupos de dados é a úni­ca totalmente independente da aproximação inicial.

Dados gravimétricos e magnéticos de duas anomalias reais foram invertidos, produzindo sempre curvas estimadas bem ajustadas aos valores observados.