Domingo, 09 de Agosto de 2020

Home Dissertações Dissertações 1986 - MARTINEZ, Maurício Miguel M.

MARTINEZ, Maurício Miguel M. Um sistema de aquisição e processamento de dados magneto telúricos usando um minicomputador. 1986, 85f. Dissertação (Mestrado em Geofísica)- Curso de Pós- Graduação em Ciências Geofísicas e Geológicas, Universidade Federal do Pará, Belém, 1986.

O objetivo da primeira parte deste trabalho é a descrição matemática e o desenvolvimento de algoritmos e progra­mas, para microcomputadores, do processamento de dados dos campos elétricos e magnéticos, da terra, para obter curvas de resistividade aparente; junto com a descrição dos critérios para a análise da qualidade das mesmas. A segunda parte consta da des­crição, e da implementação de algoritmos e programas, de dois métodos de optimização não linear. A Pesquisa Aleatória Controlada (PAC) e o algoritmo de Marquardt; Aplicados da inversão das curvas de resistividade aparente obtidas na primeira seção. Nesta segunda parte se, faz também a descrição da análise da quali­dade dos modelos através destes, dois métodos. Para a comprobação prática dos algoritmos e programas, foram realizados, testes tan­to com dados sintéticos como com dados reais.