Home Dissertações Dissertações 1987 - COSTA, Jessé Carvalho.

COSTA, Jessé Carvalho. Separação Regional- Residual em Magnetometria através de camadas equivalentes. 1987, 71f. Dissertação (Mestrado em Geofísica)- Curso de Pós- Graduação em Geociências, Universidade Federal do Pará, Belém, 1987.

Os métodos atualmente empregados na separação regional-residual de anomalias de campo potencial podem ser classifi­cados em quatro tipos: suavização visual, ajuste de polinômios e técnicas espectrais. O primeiro é bastante subjetivo e depende em grande parte da experiência do intérprete. Uma limitação de todos estes processos, exceto algumas técnicas, espectrais, é sua difi­culdade em incorporar informação a priori sobre a distribuição das fontes, exceto, indiretamente, através da exigência de suavidade para anomalia regional. O Método de filtragem, entretanto, quando precedido da análise do espectro dos dados, pode levar em conta informação relevante sobre as fontes. Este é, contudo, operacionalmente complexo e depende em parte da experiência do intérprete.

Esta tese apresenta um novo método para separação regional-residual baseado no princípio da camada equivalente. As fontes do campo são consideradas concentradas em dois grupos com profundidades médias distintas, sendo o campo regional causado por uma camada equivalente de dipolos enquanto as fontes profun­das são representadas por uma camada de monopólios magnéticos. O problema de separação de anomalias é então equivalente à determinação da distribuição de magnetização em cada camada. O caráter subdeterminado deste problema, particularmente na formulação discreta, permite que as fontes sejam estendidas muito além da área processada, o que minimiza o efeito de borda, facilitando o pro­cessamento de áreas densamente amostradas.

Testes com dados sintéticos mostram o desempenho do método proposto em relação aos métodos espectrais equivalentes. O método proposto é também aplicado a dados aeromagnéticos de Ba­cia do Médio Amazonas.