Universidade Federal do Pará
Quarta-feira, 05 de Agosto de 2020

Sugestões/Comentários

Quem está Online?

Nós temos 186 visitantes online

Quantos Viram Isto?

Visualizações de Conteúdo : 375592

Home Dissertações Dissertações 1986 - ALVARADO, Ricardo Antônio B.

 

ALVARADO, Ricardo Antônio B. Mapeamento de jazidas de bauxitas no Distrito de Paragominas- Açailândia (PA- MA), pelo método da sísmica de refração. 1986, 101f. Dissertação (Mestrado em Geofísica)- Curso de Pós- Graduação em Geociências, Universidade Federal do Pará, Belém, 1986.

RESUMO

Nós últimos 30 anos no Brasil, o mapeamento de camada bauxítica tem sidoserópre efetuado através de perfilagens de poços. Neste estudo, aplicou-se o método da sísmica de refração rasa pela primeira vez, em cerca de 3.000m de perfis, em caráter experimental em algumas localidades ao longo da rodovia BR-10, assim como no Platô Esperança (região de Jabuti-PA) e perto da cidade de Açailândia (MA); com objetivo de delimitar a camada de bauxita.

Embora se tenha utilizado, em algumas ocasiões, du­rante a interpretação, o método de distância crítica no cálculo de profundidade, foi possível, mediante o emprego do Método Recíproco Generalizado (GRM), o processamento e interpretação dos dados, para se obter a delimitação contínua da camada investiga­da. O GRM apresenta vantagens sobre os métodos tradicionais, tais como poder delimitar camadas onduladas, detectar camadas, es­condidas, além da sensibilidade para camadas com mergulho até 20°.

A partir dos gráficos da análise de velocidade, foi calculada para a camada de bauxita uma velocidade média de 840 m/s, e mediante o emprego dos tempos de profundidade chegou-se a sua delimitação: ela possui um comportamento irregular, tendo uma espessura média de 5m.

A pesquisa geofísica realizada nas três áreas- piloto tem grande importância porque o método utilizado poderá ser aplicado a outras regiões, em condições geológicas semelhantes.


Texto Completo

 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Qual a sua avaliação para o CEMIG?
 
© 2012 - Instituto de Geociências - Universidade Federal do Pará
Centro de Memórias do Instituto de Geociências
Tel: (91) 3201-7476 • E-mail: cemig@ufpa.br