Home Dissertações Dissertações 1989 - SANTOS, Deusivaldo Aguiar.

SANTOS, Deusivaldo Aguiar. Regressão múltipla de perfilagem Geofísica aplicada à estimativa de teor mineral. 1989, 50f. Dissertação (Mestrado em Geofísica)- Curso de Pós- Graduação em Geociências, Universidade Federal do Pará, Belém, 1989.

O objetivo deste trabalho é estabelecer uma correlação entre os teores de Cu, Zn e Pb obtidos geoquimicamente e os dados de perfilagem geofísica de poços utilizando métodos elétricos e raio gama. Os poços de pesquisa estão localizados nas regiões de Carajás-PA, Santa Maria-RS e a Bacia do Recôncavo-BA.

Foram feitas regressões múltiplas de cada poço individualmente, entre as medidas obtidas com os métodos geofísicos polarização induzida, resistividade aparente, resistência, potencial espontâneo, raio gama e os teores de Cu, Zn ou Pb.

Os dados geoquímicos fornecem informações pontuais enquanto a geofísica traz informação de volume da rocha. Desta forma, para melhor correlação foram utilizados os valores médios geoquímico de cada cinco observações como sendo uma nova medida para efetuar a regressão com os métodos geofísicos.

A regressão múltipla apresenta resultados favoráveis, principalmente quando estamos prevendo teores do próprio poço.

Este trabalho mostra a possibilidade de estimar os teores de minerais metálicos através de perfilagem elétrica e raios-gama de poços.