Domingo, 09 de Agosto de 2020

Home Dissertações Dissertações 1990 - VIEIRA, André Luiz da Costa

VIEIRA, André Luiz da Costa. Modelamento de perfis de indução. 1990, 55f. Dissertação (Mestrado em Geofísica)- Curso de Pós- Graduação em Geofísica, Centro de Geociências, Universidade Federal do Pará, Belém, 1990.

Neste trabalho foi implementado um algoritmo que permite o modelamento das respostas das sondas de indução (2C40- 6FF40- ILD) em meios estratificados. O algoritmo é baseado na solução exata do problema de Green para a obtenção do campo eletromagnético em meios estrati­ficados com a fonte no interior dos estratos.

O código computacional desenvolvido neste trabalho para meios horizontalmente estratifi­cados tem o objetivo de auxiliar o desenvolvimento de códigos mais avançados, uma vez que é difícil o acesso para a pesquisa dos códigos citados na literatura. Os códigos disponíveis são comerciais, mas estes têm o objetivo único de produção, além de serem, bastante dispendiosos.

O código também foi utilizado para a obtenção da resposta da sonda ILD em reservatórios do tipo laminado, onde a sonda tem baixa resolução. E verificamos, a exemplo de outros autores, que a condutividade obtida pela sonda pode ser expressa pela soma das condutividades dos cons­tituintes litológicos do reservatório ponderada pelos seus percentuais em volume. Esta relação foi definida para reservatórios ainda não analisados na literatura, tipo arenito moderadamente silicificado/arenito/folhelho, onde a lâmina de interesse tem resistividade superior à resistividade de uma das lâminas, e inferior à resistividade da outra. Foram analisados também reservatórios tipo arenito moderadamente silicificado/arenito, onde a lâmina de interesse tem a menor resistividade. Com esta relação pode-se obter para estes reservatórios laminados estimativas mais precisas de Et e consequentemente determinar as saturações água/óleo e produtibilidade, também de forma mais precisa.