Domingo, 09 de Agosto de 2020

Home Dissertações Dissertações 1990 - GOMES, Arnaldo Lopez Pereira.

GOMES, Arnaldo Lopez Pereira. Modelamento da permissividade dielétrica de rochas saturadas de óleo e água e suas aplicações em perfilagem de poço. 1990, 105f. Dissertação (Mestrado em Geofísica)- Curso de Pós- Graduação em Geofísica, Centro de Geociências, Universidade Federal do Pará, Belém, 1990.

A ferramenta de propagação eletromagnética (EPT) fornece o tempo de propagação (Tp1) e a atenuação (A) de uma onda eletromagnética que se propaga num meio com perdas. Estas respostas da EPT são funções da permissividade dielétrica do meio.

Existem vários modelos e fórmulas de misturas sobre a permissividade dielétrica de rochas reservatório que podem ser utilizados na interpretação da ferramenta de alta frequência. No entanto, as fórmulas de mistura não consideram a distribuição e a geometria do espaço poroso, e estes parâmetros são essenciais para que sejam obtidas respostas dielétricas mais próximas de uma rocha real.

Foi selecionado um modelo baseado nos parâmetros descritos acima e este foi aplicado à dados dielétricos disponíveis na literatura. Foi obtida uma boa concordância entre as curvas teóricas e os dados experimentais, comprovando assim que a distribuição e a geometria dos poros têm que ser levadas em conta no desenvolvimento de um modelo realista.

Foram conseguidas também funções de distribuição de razão de aspecto de poros, através das quais geramos várias curvas relacionando as respostas da EPT com diversas saturações de óleo/gás. Estas curvas foram aplicadas na análise de perfis.

Como o modelo selecionado ajusta- se bem aos dados dielétricos disponíveis na literatura, torna- se atraente aplicá- lo a dados experimentais obtidos em rochas de campos brasileiros produ­tores de hidrocarbonetos para interpretação da EPT corrida em poços destes campos petrolíferos.