Domingo, 09 de Agosto de 2020

Home Dissertações Dissertações 1990 - AIZMAN, Luiz.

AIZMAN, Luiz. Melhoramento da resolução para camadas delgadas de perfilagens existentes em áreas específicas de produção: exploração. 1990, 63f. Dissertação (Mestrado em Geofísica)- Curso de Pós- Graduação em Geofísica, Centro de Geociências, Universidade Federal do Pará, Belém, 1990.

No campo da perfilagem de poço existe um grande interesse voltado para as técnicas que me­lhorem a resolução vertical das respostas das ferramentas. Neste trabalho, optamos por desenvolver uma técnica de aumento de resolução vertical dos perfis obtidos com a ferramenta de indução denominada na bibliografia de 6FF40, através de um algoritmo que utiliza as técnicas de estimativa dos mínimos quadrados. Este método torna possível o processamento dos dados registrados de uma maneira computacionalmente eficiente. O algoritmo apresentado necessita apenas dos dados registrados, dos valores adotados como coeficientes da ferramenta, e de uma estimativa dos ruídos existentes.

Como ilustração foram utilizados trechos de um perfil de uma área que reconhecidamente apresenta problemas relacionados à resolução vertical da ferramenta 6FF40.

Com o objetivo de verificar a eficiência do algoritmo utilizado, os perfis processados foram correlacionados com os perfis de raio gama e com os perfis esféricos focalizados do poço 7-LOR-18- RN, perfis estes que possuem resolução vertical maior do que os perfis convencionais de indução, comprovando a individualização das camadas delgadas que antes do processamento não eram facil­mente reconhecidas no perfil original.

O algoritmo foi também testado com dados sintéticos demonstrando sua eficiência na re­cuperação de valores mais representativos para Rt.