Domingo, 20 de Setembro de 2020

Home Produções Científicas Produções Científicas-14

MALTEZ, Herberto Gomes Tocantins; _____, Maria Gil Lopes. Mapeamento e interpretação da superfície de nível d’água de Belém e adjacências. In: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA PARA O PROGRESSO DA CIÊNCIA, 28., 1976, Brasília, DF. Resumos... Brasília, DF: SBPC, 1976. p. 214-215.

Essa pesquisa faz parte de um trabalho integrado utilizando métodos geológicos, geofísicos, geoquímicos e hidrogeológicos, visando o estudo das águas subterrâneas de Belém e adjacências. A região de pesquisa, localizada na foz do rio Amazonas, compreende uma área de cerca de 1.000 km2, incluindo os municípios de Belém e Ananindeua, a vila de Icoarací e as ilhas balneárias de Outeiro e Mosqueiro, com desenvolvimento urbanístico que não atinge 1/5 do total da área. Apesar do alto índice pluviométrico da área, seus recursos de água subterrânea, que começam a serem utilizados, apresentam inúmeros problemas. O objetivo específico do presente trabalho é o mapeamento e interpretação das superfícies de nível d’água nos poços domésticos existentes e em poços de controle perfurados. Foi também utilizado o método de císmica de refração em alguns pontos para melhor controle dos dados de poços. Diversos mapas obtidos, permitindo definir certas características hidrogeométricas dos mananciais subterrâneos da região, antes totalmente desconhecidos.