Domingo, 09 de Agosto de 2020

Home Dissertações Dissertações 1990 - SALVADORETTI, Paulo.

SALVADORETTI, Paulo. Construção de um modelo experimental simulando condições de perfilagem de indução. 1990, 54f. Dissertação (Mestrado em Geofísica)- Curso de Pós- Graduação em Geofísica, Centro de Geociências, Universidade Federal do Pará, Belém, 1990.

A ferramenta de indução tem sido, desde 1949, largamente utilizada na prospecção de petróleo, pois auxilia na localização de formações que contém hidrocarbonetos.

Ainda existem, porém, várias restrições quanto ao uso deste equipamento. Camadas ex­cessivamente finas, poços preenchidos com lamas muito condutivas e grandes diâmetros de invasão são exemplos de situações onde seu desempenho não é bom.

Para que se possam minimizar estas limitações são necessárias o conhecimento da resposta da sonda diante de condições conhecidas. Isto pode ser feito via modelamento analógico e/ou através de modelamento numérico.

O presente trabalho consiste na montagem de um sistema de modelamento analógico capaz de simular o perfil de duas bobinas coaxiais frente a meios infinitos e camadas espessas invadidas.

O meio geológico é representado através de solução salina de diferentes condutividades. O fator de escala linear é igual a 20 e o equipamento executa medidas na faixa dos 50 kHz aos 100 kHz.

Este sistema será utilizado em futuros estudos envolvendo disposições de bobinas diferentes das normalmente utilizadas e em estudos de outros problemas encontrados na perfilagem de indução.