Domingo, 09 de Agosto de 2020

Home Dissertações Dissertações 1991 - LARANJEIRA, Alberto Antônio dos Santos.

LARANJEIRA, Alberto Antônio dos Santos. Interpretação de perfis dos carbonatos fraturados da Bacia do Pará- Maranhão. 1991, 132f. Dissertação (Mestrado em Geofísica)- Curso de Pós- Graduação em Geofísica, Centro de Geociências, Universidade Federal do Pará, Belém, 1991.

A finalidade deste trabalho é apresentar um estudo de caso dos carbonatos terciários da bacia do Pará- Maranhão, do ponto de vista da interpretação dos perfis registrados nessa área. Dois poços- chave, X e Y, foram escolhidos para o estudo. O tratamento dos dados foi realizado utilizando os recursos do programa LOGCALC, instalado no computador IBM- 3090, da Petrobrás, e, também, o sistema DLPS, instalado no VAX- 8600, da Universidade Federal de Pará.

A avaliação da porosidade e, principalmente, das saturações, é dificultada pelas caracterís­ticas não convencionais dos carbonatos. A litologia é complexa, a salinidade da água de formação é relativamente baixa, em torno de 10.000 ppm de NaCl, a densidade das rochas é elevada e os carbonatos estão fraturados.

Para diminuir o efeito da composição mineralógica, foi necessário discriminar os diferentes tipos litológicos. Três tipos de carbonatos foram identificados: calcário, calcário arenoso e calcário dolomitizado. A identificação litológica permite maior controle dos parâmetros da matriz e dos expoentes de porosidade das rochas, conduzindo as estimativas de porosidade e de saturações mais confiáveis.

A presença de fraturas influencia, marcadamente, a resposta dos perfis, conforme pode ser notado no perfil de identificação de fraturas, nos perfis de resistividade, de densidade e na curva de raios- gama espectral do poço X. O expoente de porosidade, m, tomado do gráfico de Pickett, é frequentemente inferior a 1,5, valor considerado inerente a rochas fraturadas.

Os modelos de Rasmus (1983) e de Porter et al.(1969), foram testados para calcular as saturações de água e óleo. A equação tradicional de Archie (1942), com a e m apropriados, também foi aplicada neste trabalho. O esquema para estimativa de saturações que conduz a resultados mais

coerentes com os dados dos testes de formação, nos intervalos fraturados, é a saturação de Rasmus, calculada com a relação de Archie aplicada com o expoente de porosidade variável, tomado do modelo de Rasmus.