Domingo, 20 de Setembro de 2020

Home Produções Científicas Produções Científicas-15

MALTEZ, Herberto Gomes Tocantins. Estudo da qualidade das águas subterrâneas e de superfície da região metropolitana de Belém. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE GEOLOGIA, 29., 1976, Ouro Preto. Resumos... Ouro Preto: Sociedade Brasileira de Geologia, Núcleo Minas Gerais, 1976. p. 91.

A região de pesquisa, localizada na foz do rio Amazonas, na faixa do Trópico Úmido, compreende uma área de cerca de 1.000 km2, inclui os Municípios de Belém e Ananindeua, a vila de Icoaraci e as ilhas balneárias de Outeiro e Mosqueiro. Apesar da disponibilidade de água que a região oferece devido seu alto índice pluviométrico, a qualidade de seus mananciais de superfície e de sub-superfície apresentam inúmeros problemas. O presente trabalho constitui uma avaliação das características físicas, químicas e bacteriológicas das águas de Belém e adjacências, fazendo uma distribuição zoneagráfica da incidência dessas características e a tentativa de interpretação dos dados obtidos. Através da análise dos resultados, constatou-se a distribuição e tendências das diversas características da água, alocando-as em setores geográficos, procurando identificar os graus e a natureza da poluição.