Universidade Federal do Pará
Domingo, 09 de Agosto de 2020

Sugestões/Comentários

Quem está Online?

Nós temos 153 visitantes online

Quantos Viram Isto?

Visualizações de Conteúdo : 377181

Home Dissertações Dissertações 1991 - MORAES, Fernando Sergio de.


MORAES, Fernando Sergio de. Modelo Interpretativo para levantamentos gravimétricos de poço da Bacia de SE/ AL. 1991, 92f. Dissertação (Mestrado em Geofísica)- Curso de Pós- Graduação em Geofísica, Centro de Geociências, Universidade Federal do Pará, Belém, 1991.


RESUMO

O primeiro levantamento gravimétrico em poço no Brasil foi realizado na Bacia de Sergi­pe-Alagoas, num programa conjunto envolvendo a participação da Universidade Federal do Pará, o U.S.G.S. (United States Geological Survey) e Petrobrás (CENPES/DEPEX/DENEST), durante Outubro e Novembro de 1990. Um total de três poços terrestres foram perfilados, visando avaliar a resposta da gravimetria de poço, em comparação com os perfis convencionais de densidade, no estudo do embasamento pré-cambriano produtor, sobreposto por rochas sedimentares de idade cretácea. Na área, o embasamento é bastante raso com profundidades variando entre 500 e 800m.

A interpretação dos dados foi dificultada pelo fato da superfície rasa do embasamento ser bastante complexa. Na área estudada, esta superfície corresponde à chamada discordância pré-aptiana. Sobre esta superfície ondulada, depositou-se uma sequência evaporítica e o contraste de densidade, entre estas duas unidades e o resto do pacote sedimentar, foram responsáveis por uma parte significativa do efeito gravimétrico observado. Para retirar este efeito, a superfície de cada unidade foi reconstituída, a partir de informações de poços vizinhos, e o seu campo gravimétrico foi modelado através de malhas de triângulo, utilizando um algoritmo de corpos poliédricos.

O campo residual resultante foi então usado para estimar as densidades, que foram repre­sentadas em perfis. Estas estimativas foram comparadas com os perfis de densidade convencionais e, como resultado, foi possível indicar alguns intervalos de interesse dentro e acima do embasamento produtor.

 

Texto Completo

 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Qual a sua avaliação para o CEMIG?
 
© 2012 - Instituto de Geociências - Universidade Federal do Pará
Centro de Memórias do Instituto de Geociências
Tel: (91) 3201-7476 • E-mail: cemig@ufpa.br