Domingo, 09 de Agosto de 2020

Home Dissertações Dissertações 1991 - BUCHEB, José Alberto.

BUCHEB, José Alberto. Aplicação de tratamento estatístico multivariantes em dados de perfis de poços da Bacia de Sergipe- Alagoas. 1991, 138f. Dissertação (Mestrado em Geofísica)- Curso de Pós- Graduação em Geofísica, Centro de Geociências, Universidade Federal do Pará, Belém, 1991.

Utilizando-se dados do campo de Camorim (Bacia de Sergipe-Alagoas), foi testado e aplica­do um conjunto de técnicas estatísticas multivariantes (análises de agrupamentos, de componentes principais e discriminantes) no intuito de identificar as fácies, previamente definidas em poços tes­temunhados, por meio dos perfis, viabilizando o reconhecimento dos mesmos nos demais poços não testemunhados da área.

A segunda etapa do processo de determinação das fácies consistiu no emprego de métodos auxiliares (análises composicional e de sequência de fácies), que, combinados com as técnicas multi- variantes, propiciaram melhores resultados na calibração rocha-perfil.

A determinação das fácies, uma vez estabelecida, possibilitou o refinamento do processo de avaliação de formações ao viabilizar o exame de cada fádes-reservatório, isoladamente. Assim, esse procedimento tornou possível a escolha, para cada litologia, dos parâmetros utilizados na interpretação dos perfis ao mesmo tempo em que permitiu a totalização em separado dos valores de espessura, porosidade e saturação dos fluidos, bem como a adoção de diferentes valores de corte (cut-offs) para cada grupo considerado. Outras aplicações incluíram a melhoria na estimativa da porosidade e da permeabilidade, a adaptação de algoritmos para o cálculo preliminar de porosidade, a confecção de mapas de fácies e a geração automática de seções estratigráficas.

Finalmente, foi destacada a perspectiva de integração desse estudo com sistemas es­tatísticos de descrição de reservatórios, outras técnicas de determinação de fácies em desenvolvi­mento e a retomada da utilização de métodos estatísticos multivariantes em dados de perfis, como ferramenta de exploração.