Domingo, 09 de Agosto de 2020

Home Dissertações Dissertações 1991 - LOURES, Luís Geraldo do Carmo L.

LOURES, Luís Geraldo do Carmo L. Interpretação aeromagnética automática com uso da equação homogênea de Euler e sua aplicação na Bacia de Solimões. 1991, 115f. Dissertação (Mestrado em Geofísica)- Curso de Pós- Graduação em Geofísica, Centro de Geociências, Universidade Federal do Pará, Belém, 1991.

Na elaboração deste trabalho, foi desenvolvida uma metodologia para interpretar dados aeromagnéticos de forma automática, visando uma rápida avaliação da distribuição das fontes, através de uma aplicação da “equação Homogênea de Euler”. Para o uso dessa equação é necessário conhecer apenas o campo magnético e suas três derivadas (|g, |£), as quais podem ser medidas diretamente ou calculadas a partir do campo magnético, o que torna possível a aplicação do método.

Com o uso da equação homogênea de Euler, é possível formular um problema inverso capaz de estimar o vetor de parâmetros, contendo a localização de onde pode existir a fonte e o índice estrutural, o qual depende do tipo de fonte. O problema inverso foi estabilizado com a introdução de informações “a priori” no vetor de parâmetros e com uso de uma matriz de pesos. A metodologia foi testada em anomalias teóricas e reais, em região de baixa latitude com resultados satisfatórios. A aplicabilidade do método é analisada, discutindo-se a ambigüidade causada pela falta de informações sobre o vetor magnetização do corpo, inerente aos métodos de interpretação automática.

Como uma aplicação, foi escolhida uma área na bacia do Solimões. A partir de 1977, a bacia do Solimões vem merecendo considerável atividade exploratória, motivada pelas primeiras descobertas de gás em arenitos da formação Monte Alegre. Desde então, trabalhos de sísmica e de perfuração vêm sendo desenvolvidos na região. O conhecimento das estruturas do embasamento, é de grande importância para a descoberta de estruturas favoráveis ao trapeamento de hidroearbonetos e para um melhor conhecimento dos eventos tectônicos. Dessa aplicação, foi possível obter informações preliminares sobre a distribuição de intrusões de corpos magnéticos intra-embasamento e supra-embasamento.