Home Dissertações Dissertações 1994 - Nuno André Pomar Couto

COUTO, Nuno André Pomar. Construção de banco de dados petrofísicos para determinação automática de litologias. 1994, 113f. Dissertação (Mestrado em Geofísica)- Curso de Pós- Graduação em Geofísica, Centro de Geociências, Universidade Federal do Pará, Belém, 1993.

Neste trabalho desenvolveu-se uma solução para o clássico problema da determinação automática de litologias. Construiu-se um banco de dados utilizando-se a técnica de análise discriminante aplicada sobre trechos testemunhados de poços perfilados de um campo situado em lâmina d’água profunda localizado na bacia de Campos. A técnica de análise de agrupa­mento, utilizada por um grande número de pesquisadores, foi testada para o mesmo conjunto de dados, porém não forneceu resultados satisfatórios em comparação com os obtidos com a análise discriminante.

Os dados de perfis, após sofrerem correções ambientais, são colocados em profundidade com os dados de testemunhagem e determina-se uma função discriminante que classifica as respostas dos perfis de acordo com as litofácies descritas nos testemunhos. Dessa forma obtém-se um banco de dados, a partir do qual se faz a discriminação de litologias em poços, testemunhados ou não, da mesma área. O banco de dados assim construído permite sua atualização através da incorporação de trechos testemunhados de novos poços.

Mostra-se a necessidade de agrupar as litologias em quatro litofácies principais para este campo de maneira a padronizar os resultados, diminuir as indeterminações e melhorar a apresentação final. Como produto final obtém-se uma curva discriminada de eletrofácies que reproduz, com algum grau de certeza, as litofácies que reproduzem as litologias esperadas em subsuperfície.

Como exemplo de aplicação deste método, utilizaram-se as curvas discriminadas para cor­relacionar três poços, utilizando para isto um algoritmo de correlação automática.