Domingo, 20 de Setembro de 2020

Home Produções Científicas Produções Científicas-17

SÁ, José Haroldo da Silva; SVISERO, Darcy P. Polucita em pegmatito do município de Araçuaí, Minas Gerais. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE GEOLOGIA, 29, 1976, Ouro Preto. Resumos... Ouro Preto: Sociedade Brasileira de Geologia, Núcleo de Minas Gerais, 1976. p. 338.

Na região do Vale do Ribeirão Piauí, afluente da margem direita do Rio Jequitinhonha, ocorrem diversos pegmatitos do tipo complexo mineralizados em Li, Sn, Be, Ta-Nb e pedras coradas. Um destes corpos, situado nas proximidades do povoado de Igrejinha, município de Araçuaí, contém polucita-silicato de césio de ocorrência bastante rara. Neste local, a polucita ocorre intimamente associada ao feldspato, espodumênio e lepidolita. Estes minerais apresentam-se também enriquecidos em césio, e seus teores neste elemento, são muito maiores do que aqueles observados nos mesmos minerais de outros corpos da área. O pegmatito contendo polucita tem direção N 90-100°, e está encaixado discordantemente em quartzo biotita xistos atribuídos a Formação Macaúbas. Estes xistos, juntamente com alguns granitos intrusivos, são as rochas predominantes na área. A polucita apresenta cor branca homogênea, hábito maciço, e forma veios e bolsões de até 2 metros em torno do núcleo de quartzo. Ao microscópio polarizador os fragmentos são isótropos e o índice de refração igual a 1, 518. O parâmetro da cela unitária é 13. 65 A°, e foi calculado a partir do diagrama de pó cujas reflexões mais intensas são 3, 42 Å (10), 2,91 Å (8), 3, 65 Å (6), 2, 41 Å (5), 1, 86 Å (5), 1, 74 Å (4), 1, 71 Å (2) e 2, 01 Å (2).