Domingo, 09 de Agosto de 2020

Home Dissertações Dissertações 1992 - RODRIGUES, Amilson Rangel.

RODRIGUES, Amilson Rangel. Solução de um problema inverso em gravimetria usando o método das superfícies em contração. 1992, 96f. Dissertação (Mestrado em Geofísica)- Curso de Pós- Graduação em Geofísica, Centro de Geociências, Universidade Federal do Pará, Belém, 1992.

Uma nova abordagem para a resolução do problema de inversão de dados geofísicos na tentativa de determinar a configuração geométrica e as propriedades físicas de corpos geradores de anomalias geofísicas tem sido apresentada na literatura geofísica Russa. Essa abordagem consiste na aproximação do problema inverso não linear para um problema dinâmico de deformação contínua ao longo do tempo de uma superfície inicialmente contínua, separando dois meios de densidade constante, até que a anomalia da superfície deformada ajuste-se aos dados observados.

A abordagem dinâmica do problema original estacionário para a resolução do problema inverso contrasta com o trabalhos de outros autores que consideram a solução do problema não linear através de sua linearização. Ao invés disso o método formula a solução do problema inverso como a solução de um sistema de duas equações, uma descrevendo a variação no espaço e no tempo da superfície em contração, e a outra relacionada à evolução ao longo do tempo da discrepância entre o campo gravimétrico observado e o gerado pela superfície em deformação. A metodologia de integração do sistema de equações é discutida no sentido de tornar o processo mais eficiente.

A aplicação do método original em problemas tridimensionais envolve uma elevada demanda computacional. Uma alternativa para reduzir essa demanda é proposta através da utilização da continuidade por partes. O método é testado em vários modelos bidimensionais e tridimensionais, nos quais é demonstrada a consistência entre os resultados obtidos e os modelos. É também demonstrada a estabilização do problema através da incorporação de vínculos.