Home Dissertações Dissertações 1996 - José Antonio Ferreira de Sousa

SOUSA, José Antônio Ferreira de. Eletroresistividade na prospecção hidrogeológica no Município de Ourilândia do Norte- PA. 1996, 86f. Dissertação (Mestrado em Geofísica)- Curso de Pós- Graduação em Geofísica, Centro de Geociências, Universidade Federal do Pará, Belém, 1996.

A prospecção geofísica para a exploração de água. Subterrânea em regiões cristalinas torna-se uma tarefa extremamente difícil pela presença de estruturas como falhas, fratu­ras e ocorrência de variação lateral de resistividade no manto intempérico. Para analisar a influência da variação bidimensional da propriedade física no comportamento das curvas de sondagem elétrica vertical Schlumberger, simulou-se modelos contendo tais estruturas encai­xadas no manto de alteração com ângulo de mergulho de 30° e 90° e com a posição do centro de sondagem variando em relação a heterogeneidade. A modelagem numérica foi feita através do método dos elementos finitos com o programa EGSLIB/SEV2D. O resultado da simulação mostra que o emprego da técnica da sondagem elétrica vertical Schlumberger sobre meios bidimensionais não funciona eficientemente, como quando aplicada em regiões sedimentares e de aluvião devida o fenômeno da ambiguidade que dificulta a interpretação das curvas.

Dentre os métodos geofísicos para a investigação hidrogeológica, a aplicação dos métodos eletroresistivos mostra-se mais simples, eficaz e econômica. Assim, o levantamento geofísico para orientar os trabalhos de perfurações de poços na cidade de Ourilândia do Norte contou de trinta e duas sondagens elétricas verticais tipo Schlumberger e um caminhamento elétrico dipolo-dipolo realizados em diversas ruas da cidade. As curvas de resistividade aparente, obtidas com as sondagens foram tratadas e processadas considerando um modelo de camadas planas, horizontais, homogêneas e isotrópicas, inicialmente com o algoritmo EGSLIB/SEV1D e posteriormente com uso do programa EGSLIB/SEV1DINV, permitindo estabelecer modelos geoelétricos aproximados para a configuração da subsuperfície da cidade.

Depois da interpretação quantitativa, foi possível separar duas zonas geoelétricas distin­tas. Esta diferenciação foi realizada com base nos valores de resistividade aparente e as informações geológicas de superfície. A primeira, com pouca representatividade na área da cidade, apresenta-se constituída por solo/aterro sobre saprolito de natureza argilo-arenosa recobrindo os granitoides tipos Rio Maria. A segunda composta pelo solo/aterro seguido de um horizonte preenchido por sedimentos arenoso superposto a camada argilo-arenosa e fi­nalmente a rocha sã. Esta sequência geoelétrica predomina na cidade. Os estratos arenosos e argilo-arenoso apresentam condições potenciais para armazenamento de água.