Universidade Federal do Pará
Quarta-feira, 05 de Agosto de 2020

Sugestões/Comentários

Quem está Online?

Nós temos 166 visitantes online

Quantos Viram Isto?

Visualizações de Conteúdo : 375571

Home Dissertações Dissertações 1996 - Valcir João da Cunha Farias

FARIAS, Valcir João da Cunha. Aplicação dos métodos eletromagnéticos VFL e HLEM na prospecção hidrogeológica no Município de São Domingos do Araguaia- PA. 1996, 69f. Dissertação (Mestrado em Geofísica)- Curso de Pós- Graduação em Geofísica, Centro de Geociências, Universidade Federal do Pará, Belém, 1996.

RESUMO

Inserido no convênio de cooperação firmado entre a Fundação Nacional de Saúde e a Universidade Federal do Pará, através do Departamento de Geofísica e do Curso de Pós- Graduação em Geofísica, este trabalho tem como objetivo o mapeamento geológico com a aplicação dos métodos eletromagnéticos VLF e HLEM, visando o estudo hidrogeológico do Município de São Domingos do Araguaia no Sudeste do Estado do Pará. Também, Estudamos o desempenho quantitativo do método VLF, no que diz respeito a prospecção de água subterrânea.

Primeiramente, analisamos a resposta VLF, através dos parâmetros da elipse de pola­rização (inclinação e elipsidade), de diferentes situações geológicas possíveis de serem en­contradas no local de estudo e voltadas à hidrogeologia. Também, avaliamos a influência que os parâmetros físicos do modelo exercem na anomalia, utilizando para estas finalidades modelagem numérica por elemento finito.

A análise quantitativa foi realizada através de ajuste, por tentativa e erro, com curvas teóricas obtidas da simulação de modelos idealizados na interpretação qualitativa, a qual fizemos com o auxílio da técnica de filtragem de Fraser e com perfis do método HLEM.

Os resultados mostraram a existência de feições estruturais de ”trends” N-S e NE-SW, que correlacionadas à geologia regional são falhas normais e de transferências, respectivamente. Com base nesses resultados, foram selecionados alguns locais com maiores probabilidades de sucesso na captação de água subterrânea através de poços.

Texto Completo

 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Qual a sua avaliação para o CEMIG?
 
© 2012 - Instituto de Geociências - Universidade Federal do Pará
Centro de Memórias do Instituto de Geociências
Tel: (91) 3201-7476 • E-mail: cemig@ufpa.br