Home Dissertações Dissertações 1996 - Valcir João da Cunha Farias

FARIAS, Valcir João da Cunha. Aplicação dos métodos eletromagnéticos VFL e HLEM na prospecção hidrogeológica no Município de São Domingos do Araguaia- PA. 1996, 69f. Dissertação (Mestrado em Geofísica)- Curso de Pós- Graduação em Geofísica, Centro de Geociências, Universidade Federal do Pará, Belém, 1996.

Inserido no convênio de cooperação firmado entre a Fundação Nacional de Saúde e a Universidade Federal do Pará, através do Departamento de Geofísica e do Curso de Pós- Graduação em Geofísica, este trabalho tem como objetivo o mapeamento geológico com a aplicação dos métodos eletromagnéticos VLF e HLEM, visando o estudo hidrogeológico do Município de São Domingos do Araguaia no Sudeste do Estado do Pará. Também, Estudamos o desempenho quantitativo do método VLF, no que diz respeito a prospecção de água subterrânea.

Primeiramente, analisamos a resposta VLF, através dos parâmetros da elipse de pola­rização (inclinação e elipsidade), de diferentes situações geológicas possíveis de serem en­contradas no local de estudo e voltadas à hidrogeologia. Também, avaliamos a influência que os parâmetros físicos do modelo exercem na anomalia, utilizando para estas finalidades modelagem numérica por elemento finito.

A análise quantitativa foi realizada através de ajuste, por tentativa e erro, com curvas teóricas obtidas da simulação de modelos idealizados na interpretação qualitativa, a qual fizemos com o auxílio da técnica de filtragem de Fraser e com perfis do método HLEM.

Os resultados mostraram a existência de feições estruturais de ”trends” N-S e NE-SW, que correlacionadas à geologia regional são falhas normais e de transferências, respectivamente. Com base nesses resultados, foram selecionados alguns locais com maiores probabilidades de sucesso na captação de água subterrânea através de poços.