Domingo, 20 de Setembro de 2020

Home Produções Científicas Produções Científicas-18

SÁ, José Haroldo da Silva; KAWASHITA, Koji. Idades Rb/ Sr de rochas do grupo Macaúbas, MG. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE GEOLOGIA, 29.,1976, Ouro Preto. Resumos... Ouro Preto: Sociedade Brasileira de Geologia, Núcleo de Minas Gerais, 1976. p. 220.

Xistos e granitos que ocorrem nos Municípios de Itinga, Araçuaí e Virgem da Lapa, região do curso médio do Rio Jequitinhonha, foram datados pelo método Rb/ Sr. Os xistos são de granulação fina, constituídos principalmente de quartzo e biotita. Apresentam orientação geral NE-SW e mostram sinais de intensa deformação. Estes xistos são referidos como pertencente ao Grupo Macaúbas. Os granitos são de granulação média, com textura quase sempre equigranular. Seus contatos, na maioria das vezes, são discordantes com a orientação dos xistos. Evidências geológicas, observados no campo, indicam que os granitos são intrusivos nos xistos. Datações em rocha total efetuadas em 10 amostras dos xistos alinham-se, aproximadamente, ao longo de uma isócrona de referência com valor de 600 ± 50 milhões de anos. Para os granitos, com 9 determinações em rocha total, obteve-se uma isócrona de 513 ± 7 milhões de anos. Estes resultados indicam que, na região estudada, ocorreram eventos tectônicos e magmáticos com idades correspondentes ao Ciclo Brasiliano.