Home Dissertações Dissertações 2002 - GOUVÊA, Marcos Vinícius Orguen.

GOUVÊA, Marcos Vinícius Orguen. Recuperação de atributos de refletores sísmicos utilizando empilhamento duplo de difrações. 2002, 69f. Dissertação (Mestrado em Geofísica)- Curso de Pós- Graduação em Geofísica, Centro de Geociências, Universidade Federal do Pará, Belém, 2002.

Baseado em aproximações lineares das equações de Zoeppritz, apresenta-se uma metodologia de inversão para determinar dois parâmetros: o coeficiente de reflexão de afastamento nulo (NI) e a refletividade de Poisson (PR). O método de inversão tem início com a aplicação do operador de migração de Kirchhoff em amplitude verdadeira à dados sísmicos com configuração afastamento-comum para se estimar valores do coeficiente de reflexão. Em seguida estimam-se os ângulos de incidência mediante aplicação da técnica do empilhamento duplo de difrações aos dados de afastamento-comum. A partir da combinação dos resultados obtidos anteriormente fazendo o uso da expressão de Hilterman encontramos a estimativa dos parâmetros NI e PR. Mediante análise dos resultados conclui-se que o parâmetro NI é bem estimado para pequenos ângulos, enquanto o parâmetro PR é bem estimado para grandes ângulos, quando comparados com os valores exatos. A partir das boas estimativas espera-se que o método possa ser aplicado com sucesso em dados sísmicos para o mapeamento de anomalias com o objetivo de detectar a ocorrência de hidrocarbonetos.