Home Dissertações Dissertações 2003 - NASCIMENTO, Márcia Helena D’Oliveira.

NASCIMENTO, Márcia Helena D’Oliveira. Identificação de ambientes de sedimentação na área metropolitana de Belém a partir de perfis de poços. 2003, 40f. Dissertação (Mestrado em Geofísica)- Curso de Pós- Graduação em Geofísica, Centro de Geociências, Universidade Federal do Pará, Belém, 2003.

Esta dissertação apresenta um estudo realizado com base em padrões associados à forma das curvas de perfis geofísicos de poços perfurados para captação de água subterrânea na Região Metropolitana de Belém. O objetivo do estudo foi o reconhecimento de depósitos cenozoicos, bem como a identificação de seus ambientes de sedimentação. Para isto, foram utilizados os perfis de Raios-Gama, Resistências Elétricas e Potenciais Espontâneos corridos em 21 poços, cobrindo a profundidade máxima de 300 m.

O estudo permitiu identificar dois pacotes de sedimentos: um até a profundidade de 160 m, contendo bastante argila e finas camadas de areia, e o outro abaixo de 160 m, com espessas camadas arenosas. Esses pacotes foram correlacionados com sequências deposicionais do Cenozóico Inferior descritas por Rossetti (2000), as quais correspondem às formações Pirabas, Barreiras e aos sedimentos Pós-Barreiras e Holocênicos.

No pacote superior, a forma das curvas dos perfis mostra padrões que podem ser associados a sequências transgressivas e regressivas, enquanto no pacote inferior a forma das curvas sugere um ambiente de centro de canal.

O estudo demonstra que a metodologia empregada para o reconhecimento dos ambientes de sedimentação pode ser considerada satisfatória quando não há nenhuma outra informação geológica adicional disponível.