Sexta-feira, 07 de Agosto de 2020

Home Dissertações Dissertações 2004 - MENDES, Ana Cristina Marques.

MENDES, Ana Cristina Marques. Inversão quadrática de dados AVO usando algoritmo de marquardt. 2004, 62f. Dissertação (Mestrado em Geofísica)- Curso de Pós- Graduação em Geofísica, Centro de Geociências, Universidade Federal do Pará, Belém, 2004.

Neste trabalho são apresentadas expressões exatas e aproximações quadráticas das conhecidas equações de Knott-Zoeppritz, que calculam as amplitudes dos coeficientes Rpp e Rsp em termos dos contrastes médios relativos, bem como é procedida a inversão dos parâmetros de dados de AVO a partir destas aproximações quadráticas. Nesta inversão é utilizado o algoritmo de Levenberg-Marquardt, e são considerados apenas os eventos refletidos Rpp e convertidos Rsp, não associados.

Nos estudos dos parâmetros físicos dos meios contrastes de impedância (ôz), módulo de cisalhamento (ô^) e velocidade da onda p (ôa), verificou-se quais desses parâmetros podem ser invertidos. Os resultados obtidos mostram que o contraste de impedância (ôz) é muito bem resolvido estando ele relacionado com o contraste de velocidade da onda p (ôa) ou com o contraste de cisalhamento (ô^), no caso de eventos refletidos considerando modelos de alto, moderado e baixo contrastes. Por outro lado ao se fixar o contraste de impedância e relacionar os outros dois parâmetros em consideração, os resultados mostram que esses são mal resolvidos, ou seja, a região de ambiguidade torna-se muito grande e os parâmetros tornam-se ambíguos e instáveis. No caso do evento convertido e na combinação do evento refletido com o convertido, para os modelos de baixo e moderado contrastes, (ôz) é muito bem resolvido, caso que não acontece para modelo de alto contraste.

Diante desses resultados verifica-se que no procedimento de inversão quadrática de dados de AVO, fixado (ô^) , a recuperação dos dois parâmetros variados é muito boa, no caso do evento refletido, e razoavelmente boa no caso do evento convertido, por esse motivo optou-se pela fixação do módulo de cisalhamento.