Sexta-feira, 07 de Agosto de 2020

Home Dissertações Dissertações 2004 - SILVA NETO, Francisco de Assis.

SILVA NETO, Francisco de Assis. Modelagem acústica por diferenças finitas e elementos finitos em 2- D e 2,5- D. 2004, 103f. Dissertação (Mestrado em Geofísica)- Curso de Pós- Graduação em Geofísica, Centro de Geociências, Universidade Federal do Pará, Belém, 2004.

A modelagem acústica fornece dados úteis para avaliação de metodologias de processa­mento e imageamento sísmico, em modelos com estrutura geológica complexa. Esquemas de diferenças finitas (DF) e elementos finitos (EF) foram implementados e avaliados em modelos homogêneos e heterogêneos. O algoritmo de diferenças finitas foi estendido para o caso 2,5-D em modelos com densidade variável. Foi apresentada a modelagem de alvos geológicos de interesse exploratório existentes na Bacia Paleozóico do Solimões na Amazônia, reflexões múltiplas de longo período produzidas entre a superfície livre e a discordância Cretáceo-Paleozoica, a baixa resolução da onda sísmica nas proximidades do reservatório e as fracas reflexões na interface entre as rochas reservatório e as rochas selantes são as princi­pais características dos dados sintéticos obtidos, os quais representam um grande desafio ao imageamento sísmico.