Home Teses Teses 1999 - RÉGIS, Cícero Roberto Teixeira.

RÉGIS, Cícero Roberto Teixeira. Inversão vinculada de dados em EMAP e MT- 1D anisotrópico. 1999, 92f. Tese (Doutorado em Geofísica)- Curso de Pós- Graduação em Geofísica, Centro de Geociências, Universidade Federal do Pará, Belém, 1999.

Uma técnica para a inversão de dados magnetotelúricos é apresentada neste trabalho. Dois tipos de dados são tratados aqui, dados gerados por modelos unidimensionais com anisotropia na condutividade das camadas e dados bidimensionais de levantamentos do método EMAP (ElectroMagnetic Array Profiling). Em ambos os casos fazemos a inversão usando vínculos aproximados de igualdade para estabilizar as soluções. Mostramos as van­tagens e as limitações do uso destes vínculos nos processos de inversão. Mesmo vinculada a inversão ainda pode se tornar instável.

Para inverter os dados 2-D do EMAP, apresentamos um processo que consiste de três partes: 1- A construção de um modelo interpretativo e da aproximação inicial para a inversão a partir dos dados de seções de resistividade aparente filtradas pelo processo de filtragem do EMAP; 2- a inclusão de uma camada de corpos pequenos aflorantes, chamada de camada de static shift, aos modelos interpretativos para resolver as fontes de distorções estáticas que contaminam os dados; 3- o uso dos vínculos aproximados de igualdade absoluta para esta­bilizar as soluções. Os dois primeiros passos nos permitem extrair o máximo de informação possível dos dados, enquanto que o uso dos vínculos de igualdade nos permite incluir in­formação a priori que possua significado físico e geológico. Com estes passos, obtemos uma solução estável e significativa.

Estudaremos o método em dados sintéticos de modelos bidimensionais e em dados reais de uma linha de EMAP feita na Bacia do Paraná.