Domingo, 20 de Setembro de 2020

Home Produções Científicas Produções Cientificas-33

ALENCAR, Benaia Vieira de; PACCA, Igor Ivory Gil. Determinação de pólo paleomagnético devoniano com amostras da formação Longá, Bacia do Maranhão. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE GEOLOGIA, 30., 1978, Recife. Resumos... Recife: Sociedade Brasileira de Geologia, Núcleo Nordeste, 1978, boletim 1, p. 223.

Como parte de amostragem, visando estudos paleomagnéticos da Bacia Sedimentar do Maranhão, foram coletados blocos orientados de Formação Longá ao longo de Rodovia PI-13, próximo a cidade de Batalha. Destas amostras, foram cortados 54 discos, os quais foram submetidos a tratamento de laboratório, visando inicialmente eliminar magnetizações adquiridas após a época de sua deposição. Através da direção da magnetização remanescente, encontrou-se polos geomagnéticos virtuais para os vários sítios de amostragem, os quais, após a eliminação da variação paleossecular, indicaram uma possível posição para um polo paleomagnético do Devoniano Superior. O polo determinado foi comparado com outros polos paleozóicos da América do Sul e de outros continentes gondwânicos.