Domingo, 09 de Agosto de 2020

Home Dissertações Dissertações 2005 - BARBOSA, Brenda Silvana de Souza.

BARBOSA, Brenda Silvana de Souza. Análise de sensibilidade para estereotomografia em meios elípticos e anelípticos. 2005, 98f. Dissertação (Mestrado em Geofísica)- Curso de Pós- Graduação em Geofísica, Centro de Geociências, Universidade Federal do Pará, Belém, 2005.

O método de estereotomografia é estendido para meios com anisotropia arbitraria e imple­mentado para meios com anisotropia elíptica e analéptica. Os modelos elípticos e analépticos apresentam somente três parâmetros. Isto faz com que eles sejam menos sensíveis a ambiguidade, causada pela cobertura limitada dos raios em experimentos sísmicos de superfície e VSP, do que modelos transversalmente isotrópicos ou ortorrômbicos. As correspondentes aproximações para superfície de vagarosidade limita a validade desta implementação para eventos qP com anisotropia suave. Experimentos numéricos mostram o potencial e as limitações da estereotomografia para estimar macro modelos de velocidade adequados para o imageamento na presença de anisotropia e a importância dos eventos de transmissão de experimentos VSP de múltiplo afastamento modelo para o sucesso desta abordagem.