Domingo, 20 de Setembro de 2020

Home Produções Científicas Produções Científicas-34

ALVES, José Jerônimo de Alencar; LOURENÇO, José Seixas. Métodos geofísicos aplicados a arqueologia na Ilha de Marajó, Pará. In: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA PARA O PROGRESSO DA CIÊNCIA, 30., 1978, São Paulo. Resumos... São Paulo: SBPC, 1978.  p. 386.

Os métodos geofísicos têm sido recentemente usados, em vários países, na exploração de sítios arqueológicos visando a deteção de feições tais como monumentos, tumbas, fornos e peças de cerâmica. O presente trabalho consiste na avaliação da possibilidade de utilização de métodos geofísicos para a exploração de sítios arqueológicos localizados na Ilha do Marajó, Estado do Pará. Para a aplicação dos métodos magnetométrico e eletroresistivo foi escolhido o teso (aterro artificial) chamado Ilha dos Bichos, pertencente a fase Marajoara, por se tratar de um sítio arqueológico já bem conhecido pelos arqueólogos. O método de eletroresistividade utilizado (através de algumas sondagens e perfilagens), como um método complementar, permitiu detetar anomalias de condutividade elétrica. O método magnetométrico consistiu na utilização de um magnetômetro de próton, com precisão de 1 gama, para deteção de anomalias de campo geomagnético geradas pelo contraste entre as propriedades magnéticas das feições arqueológicas e o solo. A interpretação de dados possibilitou a determinação de locais de queima, inclusive antigos fornos, bem como a descoberta de uma funerária sob compacta camada de argila queimada. Portanto os resultados indicam que os métodos geofísicos, principalmente o magnetométrico, podem ser utilizados com sucesso nos trabalhos de prospecção de sítios arqueológicos.