Home Dissertações Dissertações 2006 - LIMA, Charles Cristiano de Assis.

LIMA, Charles Cristiano de Assis. Um novo algoritmo para implementação do método de empilhamento SRC 3- D e modelagem sísmica da Bacia do Amazonas. 2006, 89f. Dissertação (Mestrado em Geofísica)- Curso de Pós- Graduação em Geofísica, Centro de Geociências, Universidade Federal do Pará, Belém, 2006.

O método de empilhamento Superfície de Reflexão Comum (SRC) é uma técnica de imageamento de reflexão sísmica que não depende do modelo de velocidades para simular uma seção ou um volume Afastamento-Nulo (AN) a partir dos dados de cobertura múltipla. O método SRC tem sido usado como uma alternativa atraente para o processamento de dados de reflexão e mui­tos trabalhos vem demostrando que este método simula seções ou volumes AN com melhor razão sinal/ruído e melhor resolução lateral que os obtidos pelos métodos convencionais, e.g. empilhamento NMO/DMO. O empilhamento SRC fornece importantes atributos ou parâmetros do campo de onda que podem ser usados em diversas aplicações como, por exemplo, na determinação do modelo de velocidades, análises AVO e AVA, determinação de fator de espalhamento geométrico, zonas de Fresnel projetadas, entre outros. O método SRC utiliza como operador uma aproximação de segunda ordem dos tempos de trânsito hiperbólicos na vizinhança de um raio central. No caso 3-D, para um raio central normal ou AN, o operador SRC depende de oito parâmetros, que podem ser determinados através de análises de coerência a partir dos dados sísmicos. Neste trabalho é examinado o operador SRC-AN 3D para eventos de reflexão e difração com relação aos tempos de trânsitos obtidos por modelagem direta. Os resultados desta comparação demonstram que o operador SRC-AN 3D apresenta um bom ajuste com a superfície de tempos de trânsito obtida por modelagem direta. Com base nestes resultados numéricos e nas particularizações e simplificações da aproximação hiperbólica dos tempos de trânsito, e apresentado neste trabalho um novo algo­ritmo de empilhamento SRC-3D para simular um volume de dados com afastamento nulo. Nesta dissertação também é apresentada uma modelagem sísmica 3-D completa da Bacia do Amazonas com os pacotes FORMS, MODEL e CRT, do consórcio Seismic Waves in Complex 3-D Structures.

SW3D, de domínio publico. O modelo foi construído com o pacote MODEL e foi inteiramente baseado em dados reais de sísmica e poço da bacia. O modelo e constituído por três soleiras de diabásio e um delgado reservatório, situação geológica típica da regia. Com o pacote CRT foi realizado traçamento de raio 3-D e a geração de sismogramas sintéticos. Todos os modelos foram visualizados com VRML e GOCAD. Pretende-se, em trabalhos futuros, utilizar este modelo para gerar dados sísmicos com cobertura múltipla e validar o método SRC-AN 3D, assim como outras técnicas de imageamento sísmico.

Palavras-chave: Empilhamento Sísmico; Teoria Paraxial do Raio; Modelagem Sísmica.