Home Dissertações Dissertações 2006 - FREITAS FILHO, Lair da Silva.

FREITAS FILHO, Lair da Silva. Prospecção de água subterrânea no Município de Novo Repartimento- PA aplicando métodos elétricos e eletromagnéticos. 2006, 51f. Dissertação (Mestrado em Geofísica)- Curso de Pós- Graduação em Geofísica, Centro de Geociências, Universidade Federal do Pará, Belém, 2006.

Essa pesquisa foi realizada na comunidade rural Belo Monte, pertencente ao município de Novo Repartimento localizado no sudeste do estado do Pará. A geologia desta área é constituída por rochas metamórficas e ígneas, um contexto geológico em que as zonas mais propensas à prospecção de água subterrâneas localizam-se em fraturas. O objetivo desse trabalho é mapear essas  fraturas.  Inicialmente  foi  realizado  um  levantamento  preliminar  que  consistiu  em determinar a direção principal das zonas de fraturamento e obter a espessura da cobertura dos sedimentos  através  da  Sondagem  Elétrica  Vertical  Radial  (SEVR)  e  Sondagens  Elétricas Verticais (SEVs), respectivamente. A partir desses dados foram realizados caminhamentos eletromagnéticos HLEM na direção ortogonal às principais fraturas. Foram realizados também caminhamentos elétricos   com arranjo de Wenner e eletromagnéticos VLF, com o intuito de complementar os dados

A análise integrada dos dados geofísicos permitiu identificar na área dois domínios hidrogeologicos: Fraturas no meio cristalino e o contexto sedimentar representado pela cobertura alterada (depósitos aluvionares e coluvionares), em geral de espessura média de 4 m. Este último, com um potencial hídrico bastante limitado devido à pequena espessura.

Os resultados mostram também que as fraturas na rocha cristalina estão dispostas em geral na direção NW-SE, e sendo representadas através de 7 alinhamentos de eixos condutores identificados nos perfis HLEM e confirmados pelos outros métodos, os quais indicam cinco áreas promissoras para locação de poços e captação de águas subterrâneas.