Quarta-feira, 30 de Setembro de 2020

Home Produções Científicas Produções Cientifícias-37

BELTRÃO, Jacira Felipe; LOURENÇO, José Seixas. Métodos geofísicos aplicados ao ultramafito da Serra de Quatipuru-Pará. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE GEOLOGIA, 30., 1978, Recife. Anais... Recife: Sociedade Brasileira de Geologia, Núcleo Nordeste, 1978, v. 5, p. 2203-2217.

O objetivo deste trabalho foi a aplicação de métodos geofísicos para a avaliação econômica de ocorrências de níquel, cromo e amianto, em uma área de 6, 25 km2 – Malha 2 – Serra de Quatipuru, localizada a cerca de 50 km a SW de Conceição do Araguaia, no Sul do Estado do Pará. Inicialmente foi aplicado o método magnético em caráter de reconhecimento, usando magnetômetros de campo total e vertical visando localizar zonas anômalas de amianto e cromita, uma vez que estes minerais se encontram associados com a magnetita. Em seguida foi usado o método eletromagnético de dip-angle com o objetivo de definir zonas condutoras associadas a possíveis depósitos minerais ou características estruturais. Com base na interpretação destes dois métodos, definiu-se os locais de aplicação do método polarização elétrica induzida-resistividade que teve caráter de detalhe visando como alvo principal depósitos de sulfetos disseminados. As ocorrências minerais da área foram correlacionadas com anomalias geofísicas e confirmadas através de testemunhos de sondagem, concluindo-se não serem de importância econômica, o que possibilitou a eliminação de área estéril, que de outra forma só seria possível através de métodos muito caros e demorados, tais como:sondagem mecânica através de perfuração.